Imprimir

Normas para submissão de resumos

1) Período de envio do resumo: ENCERRADO

2) O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Simpósio. Na eventual ausência do primeiro autor do trabalho que deverá ser o apresentador, um dos co-autores se responsabilizará pela apresentação oral ou painel.


IMPORTANTE: Não devem ser enviados mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação. A "pulverização" de resultados em diferentes resumos, com primeiros autores diferentes, não será aceita. A Comissão de Avaliação de Resumos estará trabalhando com rigor nas avaliações, garantindo o controle do número e qualidade dos resumos a serem aprovados para apresentação como painéis e exposições orais no evento.

3) Os resumos deverão ser elaborados em português ou inglês, com o número máximo de 2500 caracteres (contando espaços) e utilizando a fonte Arial 12. Para caracteres especiais, utilize a função inserir símbolo do latim básico. Resumos submetidos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais serão sumariamente rejeitados.

4) Todos os resumos serão analisados pela Comissão Científica do I Simpósio Brasileiro de Ciências Fisiológicas. Compete aos membros da Comissão o direito de selecionar e avaliar os trabalhos a serem apresentados (na forma oral ou de painel), recusando aqueles que não estiverem de acordo com as normas do Simpósio.


5) Por favor, organize o resumo de acordo com o modelo a seguir:

Módulo Temático: Farmacologia Cardiovascular e Renal

MODELO DE RESUMO A SER APRESENTADO NO I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS. 1Corrêa, J.W.N., 2Bendhack, L.M, 1Departamento de Ciências Fisiológicas - ICB -UFAM, Manaus/AM; 2Departamento de Física e Química-FCFRP-USP, Ribeirão Preto/SP.

Incluir os fundamentos teóricos e os objetivos do trabalho. Caso sejam necessárias, as citações bibliográficas devem ser mantidas a um número mínimo e devem seguir o exemplo: Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol 82; 2049, 2008. Inserir métodos e resultados indicando unidades de medida, medidas de variância e testes estatísticos utilizados. Finalizar o resumo com as conclusões embasadas nos resultados apresentados.

Apoio Financeiro: Mencionado separadamente.

Estudantes de iniciação científica ou de pós-graduação devem ser identificados no resumo com um ou dois asteriscos, respectivamente.
Quando os experimentos envolverem animais, adicionar o código da aprovação (protocolo/ processo/ número) do comitê de ética em experimentação animal no item material e métodos do resumo. No caso de experimentos realizados com humanos, os resumos devem ser acompanhados do documento digitalizado (pdf) da aprovação do Comitê de Ética Experimental da Instituição e da indicação do código do protocolo/processo no texto do resumo
No caso de trabalhos com seres humanos, certas informações relevantes para o trabalho, como idade e sexo, devem ser citadas.
No caso do uso de animais de laboratório, devem ser identificados a espécie, a idade, o peso e o sexo.
Os resultados quantitativos não serão aceitos sem os valores numéricos (e.g.: número de amostras, média e erro padrão; porcentagem do controle, etc...)


6) Módulos Temáticos para resumos e pôsters: No momento da submissão, os resumos deverão ser submetidos dentre os seguintes módulos:

  1. Farmacologia cardiovascular e renal
  2. Farmacologia celular e molecular
  3. Farmacologia de produtos naturais/toxinologia
  4. Farmacologia endócrina, respiratória ou digestiva
  5. Imunofarmacologia
  6. Neuropsicofarmacologia
  7. Farmacologia da inflamação/dor e nocicepção
  8. Farmacologia de agentes quimioterápicos, antimicrobianos, antivirais ou antiparasitários
  9. Farmacologia Clínica/Farmacocinética/ Farmacogenômica
  10. Toxicologia
  11. Fisiologia cardiovascular e renal
  12. Fisiologia da nutrição e metabolismo
  13. Fisiologia endócrina
  14. Neurofisiologia
  15. Fisiologia animal comparada
  16. Bioética
  17. Biofísica
  18. Bioquímica de proteínas
  19. Bioquímica de carbohidratos
  20. Bioquímica de ácidos nucléicos
  21. Bioquímica de lipídeos
  22. Biotecnologia
  23. Extensão e Ensino em Ciências Fisiológicas
apoio