Normas para submissão de resumos

1) Período de envio do resumo: ENCERRADO

2) O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Simpósio. Na eventual ausência do primeiro autor do trabalho que deverá ser o apresentador, um dos co-autores se responsabilizará pela apresentação oral ou painel.

IMPORTANTE: Não devem ser enviados mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação. A "pulverização" de resultados em diferentes resumos, com primeiros autores diferentes, não será aceita. A Comissão de Avaliação de Resumos estará trabalhando com rigor nas avaliações, garantindo o controle do número e qualidade dos resumos a serem aprovados para apresentação como painéis e exposições orais no evento.

3) Os resumos deverão ser elaborados em português ou inglês, com o número máximo de 2500 caracteres (contando espaços) e utilizando a fonte Arial 12. Para caracteres especiais, utilize a função inserir símbolo do latim básico. Resumos submetidos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais serão sumariamente rejeitados.

4) Todos os resumos serão analisados pela Comissão Científica do I Simpósio Brasileiro de Ciências Fisiológicas. Compete aos membros da Comissão o direito de selecionar e avaliar os trabalhos a serem apresentados (na forma oral ou de painel), recusando aqueles que não estiverem de acordo com as normas do Simpósio.

5) Por favor, organize o resumo de acordo com o modelo a seguir:

Módulo Temático: Farmacologia Cardiovascular e Renal

MODELO DE RESUMO A SER APRESENTADO NO I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS. 1Corrêa, J.W.N., 2Bendhack, L.M, 1Departamento de Ciências Fisiológicas - ICB -UFAM, Manaus/AM; 2Departamento de Física e Química-FCFRP-USP, Ribeirão Preto/SP.

Incluir os fundamentos teóricos e os objetivos do trabalho. Caso sejam necessárias, as citações bibliográficas devem ser mantidas a um número mínimo e devem seguir o exemplo: Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol 82; 2049, 2008. Inserir métodos e resultados indicando unidades de medida, medidas de variância e testes estatísticos utilizados. Finalizar o resumo com as conclusões embasadas nos resultados apresentados.

Apoio Financeiro: Mencionado separadamente.

Estudantes de iniciação científica ou de pós-graduação devem ser identificados no resumo com um ou dois asteriscos, respectivamente.
Quando os experimentos envolverem animais, adicionar o código da aprovação (protocolo/ processo/ número) do comitê de ética em experimentação animal no item material e métodos do resumo. No caso de experimentos realizados com humanos, os resumos devem ser acompanhados do documento digitalizado (pdf) da aprovação do Comitê de Ética Experimental da Instituição e da indicação do código do protocolo/processo no texto do resumo
No caso de trabalhos com seres humanos, certas informações relevantes para o trabalho, como idade e sexo, devem ser citadas.
No caso do uso de animais de laboratório, devem ser identificados a espécie, a idade, o peso e o sexo.
Os resultados quantitativos não serão aceitos sem os valores numéricos (e.g.: número de amostras, média e erro padrão; porcentagem do controle, etc...)

6) Módulos Temáticos para resumos e pôsters: No momento da submissão, os resumos deverão ser submetidos dentre os seguintes módulos:

1. Farmacologia cardiovascular e renal
  2. Farmacologia celular e molecular
  3. Farmacologia de produtos naturais/toxinologia
  4. Farmacologia endócrina, respiratória ou digestiva
  5. Imunofarmacologia
  6. Neuropsicofarmacologia
  7. Farmacologia da inflamação/dor e nocicepção
  8. Farmacologia de agentes quimioterápicos, antimicrobianos, antivirais ou antiparasitários
  9. Farmacologia Clínica/Farmacocinética/ Farmacogenômica
  10. Toxicologia